Entenda Como funciona o empréstimo via cartão de crédito com Reserva de Margem Consignável

Essa modalidade de empréstimo, funciona da seguinte maneira: o banco credita na conta bancária do aposentado e pensionista do INSS─ antes mesmo do desbloqueio do aludido cartão e sem que seja necessária à sua utilização ─ o valor solicitado, e o pagamento integral é enviado no mês seguinte sob a forma de fatura.

Quando a fatura não é paga ,integralmente , será descontado em folha apenas o VALOR MÍNIMO desta fatura e, sobre a diferença, incidem encargos rotativos, evidentemente abusivos.

Desde modo, o valor a ser pago no mês seguinte ao da obtenção do empréstimo é o valor TOTAL da fatura, isto é, o valor total obtido de empréstimo, acrescido dos encargos e juros.

Esse pagamento deve ocorrer por duas vias: o mínimo pela consignação (desconto em folha) e o restante por meio de fatura impressa enviada à residência do consumidor com valor integral.

Como dificilmente aquele que busca empréstimo consignado tem condições de adimplir o valor total já no mês seguinte, incidirão em todos os meses subsequentes juros médios de 5,3% ao mês sobre o valor não adimplido.

O problema disso, é que o desconto via consignação leva o consumidor a ilusão de que o empréstimo está sendo adequadamente quitado.

Ocorre que, a ilegalidade da contratação realizada normalmente só vem à tona quando o consumidor percebe, após anos de pagamento, que o tipo de contratação realizada não foi a solicitada e ainda, QUE NÃO HÁ PREVISÃO PARA O FIM DOS DESCONTOS.

Em outras palavras, a dívida nunca será paga, vez que os descontos mensais abatem apenas os juros e encargos da dívida, gerando, assim, descontos por prazo indeterminado, e portanto, como irá incidir juros e encargos, esse valor nunca será abatido.

Aposentados, pensionistas e servidores públicos lesados, para impedir essa prática abusiva  ingressamos com  ação judicial visando a suspensão dos descontos em seu benefício do INSS, com o consequente cancelamento do contrato firmado com o Banco e devolução dos valores cobrados e ainda, indenização por dano moral.

Nosso time de especialistas está preparado para atender você…Entre em contato através do  e-mail anuccs@anucc.org.br