75% dos consumidores parcelam compras no cartão de crédito

Imagem de pessoa preocupada

3 em cada 4 consumidores parcelaram compra no cartão de crédito nos últimos 30 dias.

 

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha mostra que 75% dos usuários de cartões de crédito possuem o hábito de parcelar compras em 2 ou mais vezes. De acordo com o levantamento, 3 em cada 4 consumidores parcelaram ao menos uma compra no cartão de crédito nos últimos 30 dias.

 

 

“De grão em grão a galinha enche o papo” e de parcela em parcela no cartão de crédito o consumidor pode perder o controle do orçamento financeiro.

 

O parcelamento no cartão de crédito acaba aumentando o poder de compra do consumidor, pois facilita a aquisição de bens de consumo mais caros. O varejo tem um papel importante nessa oferta, visto que não é raro encontrar anúncios de estabelecimentos que permitem o parcelamento em até 12 vezes sem a incidência de juros.

 

Evidentemente, parcelamento sem juros não existe! Os estabelecimentos que oferecem o parcelamento pelo mesmo valor do pagamento à vista acabam embutindo o custo do financiamento nos produtos, visto que o parcelamento no cartão de crédito aumenta a taxa cobrada dos estabelecimentos.

 

Em resumo, até quem não parcela no cartão de crédito acaba pagando pelo custo do parcelamento, teoricamente, “sem juros”.

 

PARCELAMENTO NO CARTÃO REQUER CUIDADOS

Embora o parcelamento de compras no cartão de crédito seja positivo para a indústria de pagamentos, pois aumenta o consumo, é preciso ter cuidado com os financiamentos, pois eles podem causar o endividamento sem controle.

 

Se por um lado o consumidor consegue aumentar o poder de compra ao dividir uma compra em até 12 vezes sem juros, de parcelinha em parcelinha ele pode se endividar além da capacidade de pagamento. Pode ainda haver o agravante do atraso no pagamento da fatura, visto que os juros ainda são estratosféricos no Brasil.

 

Criar o hábito de parcelar tudo que é compra no cartão de crédito por causa da oferta de parcelamento sem juros pode deixar o consumidor com o salário todo comprometido, pois a pessoa só terá a noção do quanto está endividada ao somar os parcelamentos do mês.

 

Ademais, ao parcelar todas as compras no cartão de crédito o consumidor está postergando um pagamento. O futuro é incerto, nunca sabemos como estaremos financeiramente nos próximos meses, daí a importância de tomar cuidado com os parcelamentos.

 

Imagem de pessoa preocupada